terça-feira, 22 de novembro de 2011

A Face Da Pobreza.....

É muito triste falar sobre isso, mas é algo que não da pra ignorar. A presidenta falou que a face da pobreza é NEGRA e FEMININA. É  é neste mesmo sentido negra e feminina. Muitas pessoas falam que é exagero mas é uma triste realidade a mulher já é discriminada por ser mulher, mas a mulher negra é discriminada duas vezes por ser mulher e por ser negra. Estou cansada de ver ler e ouvir falarem que os negros é que se auto-discriminam, esta é uma das maiores mentiras que já ouvi. O negro é discriminado sim em todos os campos da sociedade brasileira, no Brasil quando se trata de um negro já se parte do pré suposto de culpa, também costuma-se atirar primeiro e perguntar depois.Sei que muitos estão falando "esta menina esta falando bobagem", mas garanto que não. Não digo que o Brasil seja 100% racista
é claro que não, mas o incrível é que muitas pessoas são e não sabem que são. E existe um fator pior ainda,o negro que tem preconceito sobre sua própria origem.É difícil falar e aceitar isto, mas é uma realidade e não posso deixar de dizer que isto existe. Mas deixando isto de lado e falando sobre fatos mais concretos vamos analisar uma coisa, quantos juízes existem no país???? quantos são negros??? Em SC acho que se tiver um juiz negro é muito, nos outros estados acho que não é muito diferente. Presidentes de empresas, auto executivos??? também muito poucos. Então vai ter pessoas que vão dizer que os negros não se esforçam, não querem mudar, não querem estudar etc etc etc. Eu digo o seguinte o problema é muito mais profundo do que isso. Para analisarmos com justiça este fato dos negros estarem na base da pirâmide temos que ir até o ano de 1888.
Sim o ano em que os negros foram "libertos". Pra mim na verdade os negros foram descartados porque já não serviam mais. Foi o que fizeram com os negros. Eles foram jogados na rua sem casa sem trabalho sem terra sem nada. Os Italianos que na mesma época chegaram aqui para substituir o trabalho do negro escravo, foram recebidos com bônus, ou seja, vieram para trabalhar mas em troca já recebiam seus pedaços de terras para cultivarem além de é claro receberem um salário para isso. Então fica meio difícil falar em igualdade nestas condições vocês não acham??? É claro que temos que sempre lutar para melhora de vida, e estudar é o principio básico como diz minha mãe para podermos falar sobre todos os assuntos e discutirmos em igualdade com os outros. Mas eu digo que em meio a miséria fica muito difícil pensar assim, minha tia diz que a miséria tira a capacidade de raciocínio das pessoas. Em meio a tanta pobreza e tanta miséria, em meio a fome e a falta de tudo inclusive de dignidade fica difícil em pensar em estudar em se impor como cidadão, corre-se para o pouco que traz alegria, é por isso que dizem que negro só gosta de Samba e futebol, mas bem ou mal é o que da alegria a eles e muitas vezes de graça, quando a miséria e a fome entra por uma porta, grande parte da dignidade das pessoas sai por outra. É óbvio que existem brancos nas mesmas condições de miséria, mas os que vivem a mesma miséria vivem da mesma forma e pensam da mesma maneira. Poucos(brancos ou negros) conseguem colocar outros objetivos na vida. E sejamos verdadeiros, quando um branco e um negro em igualdade de conhecimento procuram um emprego mais qualificado o branco pode ser bom mas o negro tem que ser ótimo e ainda assim muitas vezes perde o emprego para o branco.
Pessoal, não sou racista, apenas estou constatando uma realidade, até mesmo porque conheço os dois lados , sou filha de negra com branco, sei do que estou falando.

Ana Giulia

Nenhum comentário:

Postar um comentário