quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Líbia Está Em Festa !!!

Hoje eu estou tentando entender o que estou sentindo. Posso estar falando uma grande besteira, mas não consigo entender como podemos festejar a morte de alguém. Como já havia falado no inicio do ano sobre Kadhafi, ele realmente era uma pessoa que merecia ser punida, mas ele foi capturado vivo, pra que matar??? Sei que vão dizer mas ele matou tanta gente, deveria ser morto, pois eu acho que não. Ele deveria ser punido, preso, prisão perpetua sem direito a nem uma regalia mesmo, mas morto não. Se achamos tão horrível as mortes que ele cometeu, ao festejarmos sua morte parece-me que estamos fazendo o mesmo que ele. Não sei, mas eu acho que ao fazermos isso voltamos ao tempo do como já disse antes, ao tempo do olho por olho dente por dente. Minha mãe diz que com o tempo as pessoas vão ficando mais insensíveis e quando eu for adulta eu vou entender  o que aconteceu com ele, e que o povo só reagiu de uma maneira natural ao se ver livre de um tirano que praticamente escravizava seu povo e enriqueceu a custa do sangue de muitas pessoas. Pode ser, mas eu acho que nunca vou conseguir festejar a morte de alguém,nem a pior pessoa da terra merece ser morta, por dois motivos: primeiro não somos Deus, portanto não temos o direito de tirar a vida de ninguém. Segundo: Para pessoas como ele a morte é mil vezes melhor que a prisão ,o povo se viu livre sim, mas passado a euforia do momento sei que vão pensar que o melhor é que ele estivesse vivo e pudesse responder por seus crimes, ele morreu acabou.
Outra coisa que achei absurda foi a divulgação da imagem de seu corpo. Gente pra que isso? Sinceramente acho que estas imagens foram totalmente desnecessárias. Talvez com o tempo eu mude
mas espero não ficar tão insensível ao ponto de fazer festa com a morte de alguém, mesmo que este alguém seja um monstro que tenha destruido muitas vidas e muitas famílias. Me desculpem os que se sentem felizes, sei que vocês tem seus motivos para isso, mas eu acho que o que  seria mais justo seria ele ser julgado condenado e preso, sei que vivo sua humilhação seria muito maior e ele sofreria muito mais e por muito mais tempo, tempo suficiente para se arrepender de todo mal que causou ao seu povo. 

Ana Giulia

3 comentários:

  1. Ana, passei por aqui para dizer que compartilho do mesmo sentimento seu neste post sobre a morte de Kadhafi. Afetou-me profundamente a forma como agiram e se manifestaram diante dessa captura e assassinato. A diferença é que você é uma menina, eu já passei da versão 4.0 e continuo pensando da mesma maneira.Então, ou vc é madura demais, ou eu continuo muito menina, ou talvez, querida, sejamos daquelas pessoas que mantém a sensibilidade apesar da trajetória, muitas vezes, árdua, que a vida nos traz. Um beijo carinhoso no seu coração. PS: Eu sou mãe da Cecília (que tb estava com o pai no Af-447).

    ResponderExcluir
  2. Cara Aninha, acabo de conhecer seu blog e estou encantada com sua jovem pessoa. Muitos adultos não têm a sua maturidade, embora já tenham perdido a sensibilidade. Não abandone suas posições, por mais idealistas e irreais que pareçam. Tenho 41 anos, venho aprendendo muito e uma coisa posso te dizer: aprendi que o mundo não é feito apenas de dois lados, mas nem por isso deixo de concordar com você. Não podemos, jamais, nos acostumar a celebrar a morte ou tragédia de alguém. Parabéns por ser do jeito que você é e continue espalhando sua humanidade para o mundo. Um grande beijo de sua nova fã.

    ResponderExcluir
  3. Olá Aninha!
    Eu já tenho 55 anos e penso igual a você. Todos têm direito a julgamento, mesmo um ditador como Kadhafi. Assassinato é assassinado. Só se fosse em legítima defesa, ou seja, se os que o mataram estivessem correndo, naquela hora, o risco de serem mortos por ele ou por seu grupo. O que não aconteceu. Aquelas pessoas dariam um grande exemplo para o mundo se tivessem poupado a vida dele e o levado a julgamento. Teriam dado provas de que são diferentes dele realmente. O que fizeram mostra que têm pouco senso de justiça, pouca firmeza de caráter, pois lhes faltam a grandeza e a fortaleza dos pacíficos. Como confiar em pessoas assim para exercer qualquer cargo?
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir