sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cansada!!!

Hoje eu estou particularmente cansada, cansada de tudo e desacreditada da vida. O que é verdade é tido como mentira e uma grande mentira é exposta ao mundo como a verdade, mesmo que todos saibam que as coisas não são assim tão simples. Uma vez falei que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e a corda acabou de arrebentar. Disse também que me recusava a ser o lado fraco desta história. Mas agora sei que sou. E mesmo não querendo, nada pode mudar isto. As conclusões do acidente foram divulgadas e quem sou eu para contestar ou dizer qualquer coisa contra conclusões de peritos expert, em  profissionais do mais alto gabarito que acredito que concluíram seus estudos em ótimas universidades do "PRIMEIRO MUNDO"??? É, eu sou só uma menina que nem concluiu o ensino fundamental ainda, que não tem base de estudo técnico nenhum para contestar quem quer que seja nesta história. Sou a filha que "NÃO EXISTE" de uma vitima que hoje não tem mais voz nem vez. Estou cansada de tentar provar o óbvio. Por ironia do destino eu como nadadora estou cansada de nadar contra a correnteza, e sei que  as vezes o melhor é parar de lutar contra a correnteza e deixar que ela nos leve , porque ela sempre vai nos levar a algum lugar, e depois que esta nos deixe em algum lugar calmo  ai sim devemos recomeçar a luta, e é isto que vou fazer. Não vou mais lutar contra a correnteza que esta devastando minha vida e de muitas pessoas, vou deixar que o mar de tempestade se acalme serenise.
Meu pai já se foi, estas conclusões não vão mudar mais nada na verdade em relação a isso. Mas é tão doído saber que a causa desta tragédia foi por um motivo tão "bobo"(façamos de conta que todos acreditamos que o motivo foi o divulgado). Mas a verdade é que este "suposto" despreparo" dos pilotos  mudou tudo em minha vida, tirou minha  oportunidade de conhecer pessoas importantes para mim, causou sofrimento e dor , trouxe revelações de maneiras inesperadas, fechou portas e corações  que jamais serão abertos. Não tenho mais nada a dizer sobre este acidente, não tenho mais forças nem condições psicológicas para falar sobre isso. Sei que esta vai ser a fase de minha vida que vai estar sempre aqui, esperando por uma conclusão que sei que  nunca virá.
Vou tentar virar a pagina, nada  vai curar o estrago que isto fez em minha vida e de minha família.
Não quero  nada que venha desta tragédia, o que eu queria  é humanamente impossível.Mas  eu vou crescer, vou estudar, e quando estiver verdadeiramente preparada  vou exigir que a justiça seja feita.Porque apesar de tudo, de toda decepção e de toda a tristeza eu ainda acredito na justiça de Deus e na dos homens também. Meu coração hoje esta apertadinho, e minha vontade é de chorar.Chorar por mim, por meu pai, por meus familiares (alguns que nem conheço),chorar pela família dos pilotos( que na minha opinião estão sendo injustiçados), chorar pelas vitimas que deixaram de viver de ver seus filhos crescerem, chorar pelas famílias mães pais avós amigos que ainda choram a morte estúpida e inesperada de seus entes queridos, simplesmente sinto vontade de chorar....

Ana Giulia

5 comentários:

  1. Ana, desculpa....mas não entendo seu texto! Há quase 2 meses atrás, expliquei aqui mesmo com todo o detalhe o que tinha acontecido ao AF 447. Hoje as conclusões oficiais são exactamente iguais ao que lhe expliquei, mais para quem todos os dias anda pelos céus do Mundo....bastava só saber quais foram as reacções do avião, para se perceber que as falhas tinham sido predominantemente humanas. E atenção, os humanos também podem falhar....é que são mesmo humanos e todos falhamos! Mas você não quer aceitar isso....prefere colocar em causa um avião absolutamente exemplar.....é consigo, lamento lhe ter dado uma explicação detalhada.....para nada

    ResponderExcluir
  2. Rui sei que voce me explicou o que havia acontecido, mas é difícil de aceitar que tudo aconteceu por uma coisa tão simples, pura e simplesmente falta de preparo de quem deveria estar acostumado a fazer isso de olhos fechados. E sei que todos somos passíveis de erros, mas o difícil é aceitar que este erro, mudou a minha vida pra sempre. O que escrevo aqui não fala nem 1% do que aconteceu em minha vida devido a este acidente. Coisas que nunca mais vão ser esclarecidas, Sua explicação não foi em vão, mas é que no fundo no fundo todos queremos um explicação mais mais, não sei nem o que dizer mais não quero acreditar que meu pai morreu por pura falta de preparo de quem como te disse na época deveria estar cansado de fazer este trajeto de olhos fechados. É fácil falar quando se analisa apenas os fatos técnicos do acidente, mas o que mais pesa é o lado humano, HUMANO, entendes???

    Abração pra você
    Ana Giulia

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana. Foi exactamente por saber que é muito difícil aceitar uma situação destas e por ver que as explicações que estavam a ser dadas, estavam a servir apenas para te confundir e fazer sofrer ainda mais, que resolvi na altura te explicar o acidente.
    É obvio que é muito difícil para todas as familias das vitimas aceitar que tudo poderia ser evitado e que foram erros dos pilotos a provocar as vossas perdas, ainda para mais quando desde a data do mesmo a imprensa, advogados das familias, etç, tentaram por todos os meios, alguns mesmo muito sujos, denegrir a imagem de um avião exemplar e que não teve culpa nenhuma no acidente. Em todos vós foi "metida" a ideia de falha do projecto do avião, da Airbus, etç e por isso agora é mais difícil aceitar o que já na altura era obvio, mas que ninguém queria aceitar, porque dava jeito acusar grandes empresas com fins de vitimização. e isso é que é muito feio!

    Como já te expliquei da outra vez, o facto dos pilotos já terem feito aquele trajecto e naquele avião um montão de vezes, não os faz mais capazes. E porquê? Porque em 98% dos voos nada de anormal acontece, tudo se passa normalmente. O piloto levanta o avião, coloca coordenadas, altitude e nivel de potência dos motores e liga o piloto automático. Não precisa fazer mais nada, ele vai direitinho ao destino. Aí é que o piloto volta a tomar os comando para a aterragem. Correndo tudo bem é muito fácil. O problema é quando se passam anos a fazer destes voos e depois algo de diferente acontece....aí só os melhores saem das situações.

    No AF 447, a situação era muito critica, por ser noite cerrada, tempestade e ventos fortes que abanavam o avião. Controlar o A330 nestas condições "no braço" não é para todos e a partir daí os pilotos naõ foram capazes de interpretar os alarmes e as reações do avião. Repara não ligaram ao aviso de estol ( que é só o mais grave), nunca os 3 em conjunto conseguiram perceber se estavam a subir ou a descer e tinham lá o altimetro que sempre funcionou......por aqui se vê a confusão e a atrapalhação que houve entre eles, porque apenas houve algo diferente de todos os outros voos que já tinham feito. Infelizmente para ti, estes pilotos não foram capazes.......e foram erros muito graves que vão para além de qualquer treinamento especifico!
    ah e não quero fazer-te sofrer mais.....mas o que se passou foi mesmo por culpa dos pilotos e de uma ordem absurda de empinar o nariz com o alarme de estol a soar.....incrível!!!
    Entendo a tua raiva, a tua decepção, a tua frustação, mas o que podemos fazer? Se eu puder fazer alguma coisa diz....
    PS: como já te disse ainda sou novo, mas depois de ler as tuas palavras, o que escreves, a tua dor....passei a pilotar de modo diferente e por isso te agradeço!

    Bjinhos. Tudo de bom para ti, mereces que a vida te sorria muito.

    ResponderExcluir
  4. Rui só de saber que pilotas com a responsabilidade de que não só a vida de teus passageiros estão em tuas mãos, mas a de muitas outras pessoas que estão em terra e que dependem de teus passageiros(dependem em vários sentidos, mas o principal para mim e o emocional) já estas fazendo muita coisa. E me desculpe se achas que tuas explicações não me valeram de nada, valeu sim, mas as vezes precisamos pensar que não foi por um motivo tão bobo pura falta de preparo que mudou a vida de tantos .E isso Rui não tem nada a ver com indenização ,coisa que minha mãe e eu acabamos abrindo mão de toda reparação financeira por este acidente, acredito que dinheiro que venha desta tragédia que trouxe consigo varias outras em minha família não pode ser um dinheiro que traga algo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Ana, podes ter a certeza que o AF 447 e aquele "1%" que dizes que contas aqui de tudo o que mudou na tua vida e que entendo que é muito ruim, muito frustrante, muito difícil de aceitar e compreender, alteraram muito a minha forma de estar lá em cima...nas nuvens!
    Acredita que quando começo um voo lembro-me de ti, da tua história e claro do AF 447.
    Sinto que sou melhor agora naquilo que faço, mas sei também que preciso de sorte como todos nós!
    Também para nós pilotos é um pouco incompreensível aquilo que aquela tripulação fez, a confusão, a atrapalhação, a incerteza, no fundo a certa altura eles ficaram perdidos e não estavam preparados para enfrentar a situação! Infelizmente também a sorte não estava com eles.....nem com teu pai, nem com todas aquelas pessoas...... é muito muito mau, é muito muito injusto.....sofro de forma diferente, mas sofro contigo!
    Vá, agora é ir em frente, com força, firme. Era assim que de certeza teu pai queria, olha em frente, porque a vida ainda vai trazer para ti coisas muito boas. ACREDITA, FORÇA!!
    Bjinhos.

    Nota: Eu não falei em indeminizações, falei em vitimização. E não me estava a referir a vocês ( familias que perderam familiares), estava-me a referir a pessoas que apareceram do nada a tentar aproveitar-se de vocês para ganharem protagonismo com base em insinuações absurdas, como provam os relatórios oficiais. Sei que entendes.....

    ResponderExcluir