sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cotas Deu Certo. E O Crime de Racismo???

OK, algumas pessoas vem falar comigo sobre cotas e nem sempre a conversa é amistosa.
Algumas tentam me fazer mudar de opinião dizendo que eu sou uma pessoa inteligente e por este motivo deveria ser contra cotas. Quero esclarecer uma coisa, primeiro não me considero uma pessoa inteligente, acho que sou bem informada, segundo, a inteligência ou a falta dela, não tem nada a ver com minha posição de contra ou a favor de cotas. Uma pessoa extremamente inteligente pode ser a favor como uma pessoa de extrema falta de inteligencia pode ser contra, ou vice versa. Isto é questão de ponto de vistas, de ideologias, de forma de ver o mundo. Mas o que não se pode negar é que quem diz que cotistas serão pessoas despreparadas e não serão bons profissionais estão errados.Maus profissionais sempre  existiram, mesmo bem antes de haver cotas, e agora já está mais do que comprovado que os cotistas geralmente se aprofundam mais em busca do conhecimento, do aprendizado, e isto não sou eu quem estou falando, está comprovado pelas estatísticas. Cotas foi um programa politico que deu certo, que não adiantou os do "contra" chorar, espernear, tentar classificar este programa como sendo uma politica assistencialista em busca de votos, foi um programa de governo que os beneficiados souberam aproveitar(neste caso acho que os fins justificam os meios). Isto é muito bom, porque tenho certeza que os profissionais que conseguiram entrar em uma universidade usando o sistema de cotas todos os dias quando saírem para o trabalho vão lembrar o que levou eles realizarem o sonho de estar fazendo aquilo que queriam, e serem os profissionais que são, e valorizarão muito mais e trabalharão com muito mais amor.
Mas hoje também não posso deixar de falar sobre um assunto que vem me incomodando.
Ultimamente se ouve muito falar em racismo, estou sentindo que parece que o assunto está virando "moda". O racismo no Brasil sempre existiu sim, mas não podemos deixar que qualquer coisa que aconteça seja classificado como racismo pela imprensa, digo isto porque muitas coisas do cotidiano as vezes uma discussão banal é jogado pela imprensa como um ato de racismo, e isto é uma coisa muito ruim, porque quando um caso que realmente deva ser tratado como racismo o assunto já foi tão "explorado"de uma maneira equivocada que vai parecer só mais um caso. Nós que somos negros não podemos deixar que banalizem o crime de racismo. Exijamos que os crimes sejam tratados como crimes  e as diferenças e discussões normais do dia-a dia sejam resolvidas como tais.  Afinal nem tudo que reluz é ouro como nem toda diferença de opinião ou discussão é racismo. FIQUEMOS ALERTAS!!!

Ana Giulia

2 comentários:

  1. Como poderia comprovar-me que os profissionais cotistas tem o mesmo nível de qualificação que o não cotista?
    Obs: não sou contra as cotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Anônimo, não tenho como comprovar nada, mas posso dizer e afirmar que as pesquisas indicam isto, posso até te sugerir a pesquisa do IPEA, onde li em vários sites que eles afirmam por meio de pesquisas que os cotistas, são alunos tão aplicados quanto, ou até mais que os alunos não cotistas, e que em várias universidades publicas seus desempenhos estão acima dos demais, não são palavras minhas, são dados estátisticos!!!

      Ah, e gostaria de lhe sugerir uma coisa: deixe de ser um Anônimo, e assuma sua opinião sem medo, afinal estamos em um país democrático e temos o direito de pensarmos diferente e termos ponto de vistas divergentes,ok?? Abraço!!!

      Excluir